sexta-feira, 29 de abril de 2016

Ladaque

O Ladaque ou Ladakh constitui uma região situada no sudeste da Ásia Central, dividida entre a Índia, o Paquistão e a República Popular da China.
O Ladakh indiano (parte oriental) é o maior distrito do estado de Jammu e Caxemira, situado na sua parte oriental, ocupando uma superfície de 59.343 km², metade da superfície deste estado. Entretanto, é um dos distritos menos populosos do país, com uma população de 132.299 habitantes (1981). Conhecida como “Pequeno Tibete” , é famoso pelas suas paisagens montanhosas e pela sua cultura budista tibetana. Sua capital é a cidade de Leh.
O Paquistão controla o segmento ocidental desde a primeira guerra indo-paquistanesa. Os chineses ocuparam a extremidade da parte oriental desde a guerra sino-indianade 1962.
É a região habitada mais alta do mundo. Seus limites são a cordilheira do Himalaia no nordeste e no sudeste e a do Karakoram no norte. A região é extremamente árida. Várias espécies selvagens de ovelhas e cabras vivem nas montanhas.
Os povos do Ladakh descendem dos mongóis. As zonas norte e leste têm maioria budista, enquanto os muçulmanos predominam no sul e no oeste. A língua é o ladakhi, umdialeto tibetano. O cultivo básico é o grim, uma variedade da cevada. O iaque e a cabra-de-Chang-Thang são os principais gados nativos. A região é rica em recursos minerais, embora grande parte ainda não tenha sido explorada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário